Lightworks 11.0.3

Utilizado por profissionais

Muitas pessoas pensam que, para ser um software profissional, é preciso custar uma fortuna. O Lightworks não custa nada e mesmo assim é utilizado por grandes editores de Hollywood, como Tariq Anwar, o montador do filme “O Discurso do Rei” – produção que levou o Oscar de melhor filme de 2010 e outras diversas nominações, entre elas a categoria de melhor edição

Criando um novo projeto

A criação de um novo projeto é simples e você pode escolher facilmente aspectos técnicos como proporção da tela (4:3 ou 16:9), a qualidade do vídeo e áudio, entre outros. Tudo isso pode ser alterado mais tarde, mas é importante definir as principais configurações antes de começar.
A única informação que você precisa obrigatoriamente definir desde o começo é o frame rate, ou a quantidade de frames por segundo, já que isso vai definir mais tarde quais vídeos você pode importar. Por exemplo, se você escolher 24 fps, existe uma gama maior de frame rates aceitos, já 25 fps só aceita 25 ou 50.

Para começar, você precisa importar o material bruto clicando no botão “Import” (segundo botão de cima para baixo na caixa de ferramentas) ou arrastando o vídeo até a janela do programa. O Lightworks lê os principais formatos de vídeo profissionais, como AVI, MOV, RED R3D, DPX, entre outros. Por ser um aplicativo mais avançado, arquivos em formatos como MP4 e 3GP não são reconhecidos, então é preciso usar um conversor.
Após importar, abra a timeline do editor, clicando no terceiro botão (de cima para baixo) da barra de ferramentas, correspondente à função “Create a new edit”. Na jalena de importações, clique duas vezes sobre a imagem prévia do seu vídeo e uma janela será aberta. Clique no terceiro botão da janela para criar um atalho para o vídeo no topo da tela, conforme a imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário